Calibração RBC para máquinas e prensas de ensaio


A Quanteq é um dos laboratórios de Calibração RBC (Rede Brasileira de Calibração) para máquinas UNIVERSAIS e prensas de ensaio.

Desde março de 2019, a Quanteq é um dos laboratórios da RBC (Rede Brasileira de Calibração), sendo acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) – com Certificado número 692 – para calibrações de máquinas e prensas de ensaio (na grandeza força) e, para calibração de extensômetros que guarnecem máquinas e prensas (na grandeza dimensional), e ainda para calibração do deslocamento e velocidade da travessa da máquina de ensaios, podendo os escopos de fornecimento desses serviços junto ao CGCRE, serem verificados por meio do selo abaixo.


Para serviços de calibração de célula de carga em máquinas universais de ensaio e prensas para ensaio em concreto, das mais renomadas marcas como QUANTEQ, EMIC, SHIMADZU, CONTENCO, SOLOTEST, MTS, UNITED, dentre tantas e tantas outras, conte conosco!


Calibração de Máquina e Prensa de Ensaio
Calibração de máquina universal de ensaios, dinamômetro e prensa de ensaio


Calibração de máquina universal de ensaios e prensa para ensaio de concreto argamassa e concreto


Calibração escala de força em Máquina e Prensa de Ensaio

Calibração de conjunto máquina universal de ensaio e célula de carga é o procedimento em que se compara o valor lido pela célula de carga do equipamento que está sendo calibrado e o valor lido pelo padrão (célula de carga padrão), calculando-se com os valores e diferenças de leituras obtidas, o erro de medição.

Tudo depende das condições da mesma. Genericamente falando, se ela não sofreu nenhuma deformação mecânica, ela é sim passível de poder ser recuperada mas, para isso é necessário uma análise técnica da mesma. Ligue para a Quanteq para avaliarmos a possibilidade.

Nosso suporte técnico por telefone é GRATUITO é uma primeira abordagem, principalmente para clientes que tenham máquinas QUANTEQ e também para aqueles que tenham máquinas e prensas EMIC.

Sim, o tempo de uso e a intensidade de utilização do equipamento mostra sua influência com a tendência de perda de precisão de leitura da célula de carga e justamente por esse motivo, é que o procedimento de calibração tem de ser feito, dentro do período entre calibrações admissíveis segundo a norma de calibração.

A calibração da máquina de ensaio ou da prensa para ensaio em concreto somente pode ser realizada se o equipamento estiver em boas condições de funcionamento. Para se determinar se o equipamento está apto para a calibração, uma inspeção geral deve ser feita antes da calibração para verificação da possibilidade ou da mesma ser efetuada.

A calibração de uma máquina de ensaios ou ainda, de uma prensa de ensaios, deve ser feita em temperatura ambiente entre 10 °C e 35 °C, devendo a temperatura na qual a calibração é realizada ser anotada no certificado de calibração. Há que se comentar ainda que a Norma ISO 7500-1 recomenda que um tempo suficiente deve ser considerado para se permitir que o instrumento de medição de força atinja uma temperatura estável. Não podendo a temperatura do instrumento de medição de força mais do que 2 °C do início ao fim de cada série de calibração, devendo, se necessário, as correções de temperatura serem aplicadas às leituras.


Nossas Células de Carga Padrão são todas calibradas por laboratórios RBC, com acreditação específica.

Nossas Células de Carga Padrão são todas calibradas por laboratórios RBC (Rede Brasileira de Calibração), com acreditação específica

equipe técnica capacitada em permanente processo de treinamento e aperfeiçoamento, em atendimento aos requisitos da NBR ISO/IEC 17025:2017.